quarta-feira, 4 de abril de 2012

Fórum Cultural de Mulheres do Futuro, organizado por Ana Felix Garjan


No 'Mês Internacional de Mulheres' 2012 foi divulgado no Facebook e em blogs dos Grupos ARTFORUM Brasil XXI, o roteiro cultural 'A Mulher São Muitas. São como flores'.

Essa agenda foi iniciada no 'Fórum Internacional de Mulheres do Futuro pela Paz do Planeta', há 4 anos. No mês de março de 2012, Ana Felix Garjan elaborou pôsteres com imagens de mulheres de diversas etnias,

Pôster do ano de 2010




 Pôsteres de 2012


Alguns desses pôsteres foram divulgados, também, nos blogs: Revista Planetária do Futuro, Fórum Internacional de Mulheres do Futuro pela Paz do Planeta, Cidade Cultural do Mundo e no novo blog intitulado 'Fórum Cultural de Mulheres do Futuro'.

A Revista Mulher Contemporânea inaugura seu espaço neste blog, na data de hoje, 02 de abril de 2012, e exibe pôsteres da coleção A Mulher São Muitas. São como Flores, idealizados e montados em homenagem à arte da humanidade, através de imagens de pinturas de mulheres de diversos pintores clássicos dos séculos XX e XXI.

Os pôsteres, bem como algumas pinturas e poemas são de autoria da artista plástica, escritora, poetisa e fotógrafa, Ana Felix Garjan.

           Coleção 'A Mulher são Muitas. São como flores'.








Arte e literatura de mulheres.

O Grupo ARTFORUM Brasil XXI está comprometido com a cultura humanista-planetária, e iniciou suas atividades em janeiro de 2001, a partir do Manifesto Verde pela Paz da Humanidade e do Planeta, proposto e coordenado por Ana Felix Garjan, pesquisadora em arte, literatura, poesia e assuntos humanistas.

Através de mulheres e homens de algumas áreas do conhecimento, foram iniciados diálogos multiculturais e interdisciplinares em prol da natureza, da ecologia humana, social e ambiental, contra a violência da mulher, a favor da justiça e da paz

O grupo era articulado por Ana Felix Garjan, porque ela fazia parte de grupos no Yahoo, a partir de 2001, que foram importantes para o repensar uma nova abordagem política e cultural sobre o papel social da mulher na sociedade brasileira e mundial.

Ela se inspirou nos discursos, palestras e debates das professoras doutoras Maria de Fátima Felix Rosar, (Filosofia e História da Educação), Maria Inês Harmann Peixoto (Filosofia, História da Educação e Artes) e Sônia Novaes de Rezende, (filosofa e psicanalista). Elas fizeram seus cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado na Unicamp - Universidade de Campinas - SP, tendo realizado suas pesquisas científicas nas últimas décadas do Século XX. Seus trabalhos e publicações possuem valor relevante.

Outras mulheres foram importantes nos debates sobre a condição e talento feminino, pois estavam comprometidas com importantes temáticas humanas, sociais e culturais, como a escritora e atual psicanalista, Tereza Braúna Moreira Lima, uma das participantes de eventos culturais promovidos pelo Artforum Internacional - São Luís e Associados, desde 1999, ano em que foi desenvolvido o projeto 1ª Bienal Multicultural do Maranhão, em São Luís, cidade tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco, em dezembro de 1997.

Projeto em desenvolvimento:



O projeto 'Sociedade Internacional de Mulheres do Futuro' resulta desses diálogos iniciados na última década do Séc. XXI. Muitos foram os resultados positivos, a partir de encontros, seminários e eventos culturais, uma vez que algumas temáticas são discutidas em grupos na perspectiva de participar e contribuir com a evolução do entendimento comum, a partir da visão e leitura de mundo que as pessoas do grupo possuem sobre a humanidade e o planeta.
Registramos alguns nomes de mulheres que são interlocutoras de Ana Felix Garjan, através grupos e páginas de redes sociais: 

A filosofa, poeta e pintora Luiza Caetano, de Portugal; a escritora, poeta e terapeuta Concha Rousia, da Galiza; a escritora, poeta e professora de ecologia, Mírian Warttusch, de São Paulo; as representantes do Grupo ARTFORUM Brasil XXI em São Paulo: Sónia Batista e Edna Mars Santana; a poeta Débora Malucelli, de Santa Catarina; a divulgadora cultural Dolores Jardim, de São Paulo; As pintoras e produtoras culturais: Solange Malostro, ( Belo Horizonte), Vera Figueredo (Rio de Janeiro), Jiselda Aparecida Oliveira (São Paulo); a coordenadora da Antologia Delicatta, Luiza Moreira, (São Paulo); a escritora e psicanalista Tereza Braúna Moreira Lima (São Luís), e outras mulheres que atuam em diversas áreas da cultura, arte e ciência.

Neste site serão homenageadas algumas escritoras, poetas e artistas brasileiras, portuguesas e de outros países, ao longo do tempo do projeto cultural "Cartas ao Futuro - De mulheres contemporâneas", iniciado em 2008, para criar novos diálogo, roteiros e ações que valorizem, mais ainda, o pensamento humanista, social e cultural de mulheres que atuam em diversas áreas do conhecimento.

O futuro nos espera!




A Mulher São Muitas.




Brasil, 04 de abril de 2012
Ana Felix Garjan

Revista Mulher Contemporânea
Coordenação: Ana Felix Garjan

Links relacionados:

Fórum Cultural de Mulheres do Futuro

Fórum Internacional de Mulheres do Futuro

Revista Planetária - Artforum Internacional

Sociedade Mulheres do Futuro

Nenhum comentário: